Quer ficar com um bronze perfeito sem precisar tomar sol? Saiba mais sobre os autobronzeadores e escolha o seu
Você já está pensando sobre como se manter bronzeada no próximo verão? Além da preocupação com o corpo, ou seja, ficar em forma para curtir os períodos na praia e nas festas com uma melhor autoestima, se bronzear é algo que também está na mente de muitas pessoas.
Para essa finalidade, existem alguns tratamentos que podem ser feitos, como as câmaras de bronzeamento. Porém, esse procedimento pode trazer alguns riscos para o seu corpo, sendo, inclusive, altamente fiscalizado pela Anvisa.
Muitas pessoas não querem correr os riscos das câmaras de bronzeamento e nem passar horas tomando sol. Então, como uma alternativa para conseguir o bronze perfeito, vale a pena apostar nos produtos autobronzeadores — explicaremos o que são e como eles funcionam a seguir. Continue a leitura e saiba mais.
O que são os autobronzeadores?
Autobronzeadores são tipos de produtos que formam um pigmento que leva ao bronzeamento da pele, a melanoidina. Ele é formado por meio da reação entre a dihidroxiacetona (DHA) com substâncias presentes nas células da camada superficial da região.
É importante ter em mente que esse pigmento difere da melanina, a que realmente muda o tom da nossa pele: ele não apresenta proteção contra radiação ultravioleta, devendo ser aplicado em conjunto com protetor solar.
Utilizados por todos os tipos de pele e sem contraindicações, os autobronzeadores podem ser encontrados em drogarias, farmácias ou supermercados, tendo valores diferenciados, conforme marca e outras características.
Como eles funcionam?
Os autobronzeadores funcionam da seguinte maneira: ao serem aplicados na pele, as moléculas de DHA presentes no produto entram em contato com os aminoácidos da região. Essa reação acaba resultando no bronzeamento.
Algumas marcas de autobronzeadores adicionam na fórmula outros componentes, como moléculas de eritrulose, para que o resultado de bronzeamento fique mais uniformizado e natural.
Os autobronzeadores devem ser utilizados em um ambiente coberto e não durante a exposição ao sol. Inclusive, vale reforçar que é preciso aplicar o protetor solar após a sua aplicação, uma vez que ele não protege contra os raios solares.
Quais formatos de autobronzeadores existem?
Existem diferentes tipos de formatos de autobronzeadores que podem ser utilizados, conforme a necessidade e o gosto de cada pessoa.
Creme: é uma ótima opção para quem está começando a utilizar esse tipo de produto, bem como para quem apresenta pele seca. Ele apresenta propriedades umectantes, além de facilitar a aplicação uniforme, por conta da sua absorção mais lenta.
Spray: formato indicado para quem quer uma aplicação mais rápida e prática. Porém, é recomendado que seja utilizado apenas por pessoas mais experientes, uma vez que apresenta uma secagem rápida.
Mousse: também necessita de cuidado maior na aplicação, pois é bem pigmentados. É indicado para pessoas com uma pele mais oleosa e que não querem um efeito de “óleo” na região.
Quanto tempo dura o efeito dos autobronzeadores?
Os autobronzeadores têm um tempo de duração longo, começando a desbotar gradualmente ao longo dos dias e desaparecendo completamente dentro de uma semana. Esse período de duração pode variar conforme a concentração e o autobronzeador. Consulte a embalagem para saber a recomendação do fabricante.
O que pode e não pode ser feito ao utilizar autobronzeadores?
Os autobronzeadores são uma ótima alternativa para quem quer um bronze perfeito sem necessitar passar longos períodos tomando banho de sol. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados antes e após a aplicação do produto para garantir um bom resultado.
É importante que a pessoa faça uma esfoliação na pele antes de aplicar o autobronzeador para garantir uma melhor pigmentação. Essa esfoliação pode ser feita no banho, cerca de 8 horas antes da aplicação do produto.
Também é muito necessário não vestir roupas durante os primeiros 20 minutos após a aplicação do autobronzeador. Com esses cuidados, você garante um bronzeado natural, sem precisar ficar se expondo por longos períodos ao sol.