Saúde e bem estar

Saúde e bem-estar: saiba como o treino diário auxilia na longevidade

Veja os benefícios de treinar regularmente, a fim de garantir o seu bem-estar

É notório que exercitar o corpo regularmente traz inúmeros resultados, pois equilibra nosso bem-estar mental e corporal, contribuindo bastante para a nossa saúde física. Alguns especialistas afirmam que as atividades físicas são a melhor opção para ajudar no combate a algumas doenças, entre elas as crônicas. 

Portanto, quando alinhadas as práticas de musculação, pilates e aeróbicos causam impactos na longevidade, reduzindo até 44% de óbitos em idosos acima de 60 anos, quando comparados aos que são sedentários. Esses dados são apontados pelo estudo publicado pela The British Journal of Sports Medicine

Já ouviu falar sobre longevidade saudável? Se deseja saber mais sobre esse assunto, basta acompanhar a leitura até o final.

Longevidade saudável

A expectativa de vida no Brasil é até os 75 anos de idade. Logo, a medicina comprova que essa faixa avança devido ao equilíbrio de hábitos saudáveis que envolvem a alimentação, bem como a atividade física, favorecendo para a  longevidade saudável. Isso quer dizer que ao acrescentar os costumes de exercícios físicos na sua rotina, há uma melhora da nossa condição tanto física quanto mental, principalmente daqueles que já estão na terceira idade.

A longevidade saudável surgiu nos anos de 1990, nos Estados Unidos, com o intuito de incentivar os idosos a manter hábitos produtivos, trazendo o objetivo de colaborar para a prevenção e tratamento das enfermidades crônicas, proporcionando bem-estar na vida dos praticantes. 

Dessa forma, a pesquisa realizada pelo grupo BMJ, acompanhou durante dez anos 100 mil pessoas acima da faixa etária dos 60. Os dados obtidos foram de 14% de redução do risco de morte por qualquer causa, para aqueles que treinavam somente musculação, contra 44% a menos de perigo de óbito para os idosos que praticam além dos exercícios com peso, também fazem as atividades aeróbicas.

As diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam aos adultos, de todas as faixas etárias, um tempo semanal adequado para os exercícios aeróbicos, sendo:

  • 150 minutos para atividades moderadas;
  • 75 minutos para exercícios vigorosos. 

Segundo os médicos não é somente a musculação que impactará na longevidade, mas os exercícios que promovem o fortalecimento muscular como a calistenia e o pilates que proporcionam maiores benefícios, pois “todo exercício resistido com sobrecarga estimula o organismo” é o que esclarece o especialista em medicina do esporte, Hugo Gatto.

Hugo enfatiza que as práticas físicas de resistência melhoram a quantidade de cálcio nos ossos, assim como a musculatura, que é responsável por proteger e fortalecer as articulações, não prejudicando o andar dos idosos. Portanto, quanto mais se exercitar, melhor o funcionamento vascular.

Exercícios que auxiliam a saúde e promovem mais longevidade

Já foi muito propagado que os exercícios físicos são relevantes não só para a estética, mas afetam também a nossa saúde emocional, aliviando a ansiedade e o estresse, propiciam o equilíbrio do sistema nervoso, como ajudam na construção da densidade mineral óssea. 

Logo, aderir às práticas físicas na rotina não tem idade. Sendo assim, são altamente recomendados para as pessoas da terceira idade, pois restabelece a coordenação motora perdida com o passar da idade. Além disso, se exercitar previne e controla diversas enfermidades sofridas pelos idoso, como:

  • diabetes; 
  • arteriosclerose;
  • hipertensão arterial;
  • doenças cardíacas;
  • varizes;
  • artrose;
  • artrite crônica.

Por isso, é essencial evitar o sedentarismo, pois ele contribui para o surgimento de doenças crônicas degenerativas como a obesidade, a hipertensão, a diabetes, o acidente vascular cerebral (AVC), osteoporose, entre outras. Lembre-se que nosso corpo é uma máquina, independentemente do tempo, ele ainda precisa trabalhar para funcionar bem.

Desse modo, invista em exercícios com peso e os aeróbicos como caminhada, ciclismo, corrida, dança, natação e assim por diante, para alcançar a tão longevidade saudável.

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *