Dia a dia cada vez mais corrido, repleto de afazeres preenchidos com aulas, trânsito e, é claro, muito trabalho. Com tudo isso, muita gente acaba caindo no erro de achar que não tem tempo para cuidar da própria saúde, quando se trata, na verdade, de saber como administrar a rotina.
Em se tratando da prática de atividades físicas — algo essencial para o organismo humano como um todo —, isso pode ser resolvido com a melhor organização do tempo disponível. Um bom exemplo é mesclar peças de treino com roupas casuais femininas para conseguir sair dos compromissos e ir direto para a academia.
Existe uma diversidade de exercícios físicos que podem ser feitos até mesmo no conforto de casa ou ainda sem a necessidade de pagar uma mensalidade, como é o caso de quem opta por fazer caminhada. De todo modo, o mais importante é estabelecer uma rotina mais equilibrada, garantindo bem-estar e qualidade de vida.
Adaptando a rotina para pôr o corpo em movimento
O primeiro passo para acrescentar uma atividade física no seu dia a dia é colocar no papel todas as tarefas que você deve realizar a cada dia. Isso permitirá que você tenha uma visualização mais ampla e certeira da sua rotina diária, sem precisar sobrepor as atividades.
Você pode escolher um horário no início da manhã, no meio ou no final da tarde, ou até a noite. O importante é encontrar o momento do dia em que você está disposto a pôr o seu corpo em movimento. Caso não haja tempo hábil para ir em casa e voltar para a academia ou o clube, leve consigo uma mochila com o traje que será usado.
Uma dica na hora de se vestir é optar por peças feitas de material transpirável ou com tecido mais leve e que, ao mesmo tempo, sejam maleáveis ao movimento do corpo. Verifique também o calçado mais adequado para a modalidade escolhida, a exemplo do tênis.
Leve uma garrafa de água para manter a hidratação em dia. Se você for para o trabalho depois do exercício, uma dica é separar uma toalha, um kit de higiene pessoal (sabonete, shampoo, condicionador, creme de pentear, escova, desodorante etc.) e uma muda de roupa para poder se trocar após o treino.
Caso o seu treino seja feito em casa, escolha um espaço mais livre para poder se exercitar com tranquilidade — empurre os móveis para os cantos, se necessário. No YouTube, por exemplo, você encontra aulas online de dança e aeróbica, assim como em algumas plataformas pagas, como o Queima Diária.
Lembre-se também de pedir ajuda para a sua rede de apoio se você for mãe. O cuidado com a saúde não deve ser negligenciado em nenhum momento da vida, mas pode ser adaptado para momentos em que o auxílio de outras pessoas for necessário.
Sedentarismo e riscos para a saúde
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quinto país mais sedentário do mundo e o primeiro no ranking da América Latina. Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) corroboram para tal quadro: a estimativa do órgão é que 47% dos brasileiros sejam sedentários.
O sedentarismo não inclui apenas a ausência de exercícios físicos na rotina de uma pessoa, mas também a baixa movimentação do corpo para a realização de outras atividades, como usar o carro em pequenos trajetos em vez de ir a pé, ficar horas deitado conectado às telas, pedir delivery em vez de almoçar fora etc.
Por trás disso, está uma série de prejuízos à saúde do indivíduo. Quem é sedentário tem mais chances de desenvolver dores nas articulações, obesidade, alterações nas taxas de colesterol e triglicérides, diabetes e osteoporose. Incluir atividades físicas na rotina é, portanto, algo inegociável e indispensável na vida de todos nós.