Bebida faz parte de culturas como britânica e chinesa, e é uma alternativa versátil para o dia a dia.
O estilo de vida fitness ganha cada vez mais adeptos e, consequentemente, aumenta o consumo de produtos de origem natural ou com objetivos funcionais no organismo. Quem tem uma chaleira elétrica parada em casa pode aproveitar os diversos benefícios que a bebida oferece e, ao contrário do que muita gente pensa, não precisa ser consumida apenas durante dietas.
Entre as bebidas mais consumidas no mundo, o chá aparece depois da água. A bebida faz parte da humanidade desde os tempos antigos. Na história do Império Chinês, o chá aparece em meados de 2.700 a.C, diretamente associado às práticas de cura milenares e à agricultura da época.
Conheça mais sobre a popularidade do chá ao redor do mundo, como alguns chás ficaram mais famosos do que outros, os seus reais benefícios para a saúde e a variedade quase infinita de sabores e modos de preparo.
O chá nas culturas orientais
A Medicina chinesa é uma das mais antigas do mundo e responsável por disseminar práticas como a acupuntura. Nos tempos antigos do Império, o chá surgiu como forma de tratamento para algumas doenças, pela enorme gama de componentes favoráveis ao organismo.
Na época, a agricultura era um dos principais pilares da economia, o que também favoreceu a ampliação do plantio de variados tipos de chás. Por volta do ano 800, o chá chega em território japonês e, aos poucos, ganha espaço em rituais de meditação.
O chá nas culturas ocidentais
Em países europeus, o chá surge por volta do ano 1500, em regiões como Amsterdam, com alta circulação de trocas comerciais. Inicialmente, a bebida ficou restrita a pessoas da alta sociedade e era consumida em contextos de lazer. A popularização se deu apenas a partir de 1600, na então Grã-Bretanha.
O formato de saquinho surgiu no início do século XX, nos EUA, e é considerado um engano. Um comerciante fez o envio de folhas de chá envoltas em um saco de tecido para alguns clientes e, em vez de abrir o pacote e preparar o chá apenas com as folhas, os clientes mergulharam o saco na água, dando origem ao modo de preparo usado até hoje.
O chá no Brasil
Em terras tupiniquins, o chá foi introduzido pela família real portuguesa há mais de 200 anos. O cultivo de plantas próprias para consumo de chá no país começou em 1812, no Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Por ser um país tropical, o consumo de chá quente é menos comum do que em países como Inglaterra, onde a bebida é um símbolo nacional.
Benefícios do chá para a saúde
China, Índia, Inglaterra, Brasil… são muitos os países onde o chá é popular, sendo comercializado nas mais variadas formas. Um dos principais motivos pelo consumo da bebida são seus supostos benefícios à saúde, como, por exemplo, o chá verde ou chá preto, que são populares para emagrecer. Mas será que isso é verdade?
É importante ressaltar que a qualidade da matéria-prima, o processo de colheita, o modo de preparo e a combinação com outros alimentos influencia diretamente nos seus benefícios para a saúde. No geral, os chás são conhecidos por proporcionarem:
Maior hidratação
O uso de água no preparo aumenta a ingestão de líquidos no corpo. No inverno, o chá é uma excelente forma de manter o consumo adequado de líquido e, no verão, para repor não somente água, mas nutrientes perdidos na transpiração.
Ação antioxidante
Diversas plantas possuem propriedades antioxidantes, retardando o envelhecimento das células, hidratando os tecidos e auxiliando no sistema imunológico.
Ação diurética
Algumas variedades de chás contribuem para eliminar toxinas do organismo de forma mais rápida, mas o seu uso deve ser controlado, para evitar quadros de desidratação e desequilíbrio do sistema renal.
Anti-inflamatória
Não é à toa que os chás são muito consumidos durante gripes, resfriados e quadros de infecção. Além de manterem a hidratação do corpo, eles contribuem com sua ação anti-inflamatória, auxiliando na atividade do sistema imunológico e na ação de medicamentos.