Eles são os mais leais companheiros que podemos ter e trazem alegria e muito amor para os nossos lares. Porém, quando falamos de animais domésticos, como cães e gatos, nem tudo é necessariamente esse mar de rosas — sobretudo quando se trata de pessoas que já sofrem com problemas como rinite, sinusite e dermatite.
Por outro lado, a higienização correta e periódica do ambiente pode ser a solução para evitar tais quadros alérgicos. O uso do aspirador de pó em substituição à clássica vassoura é um ótimo exemplo, pois o aparelho evita que os pelos dos animais fiquem espalhados pelo ar no ato da limpeza.
Vale ressaltar que os cuidados devem ser tomados tanto em relação ao espaço que você e o animal vivem quanto aos itens que ele utiliza, como cama, bebedouro, comedouro e brinquedos. A seguir, vamos mostrar tudo o que você precisa fazer para evitar alergias e conviver melhor com seu peludo de estimação.
Rotina de limpeza em casas com pets
O primeiro passo para garantir que a sua casa fique o máximo possível livre de pelos é criar uma rotina de limpeza que pode ser diária, em dias alternados ou semanal. A remoção de fezes e a troca da areia ou do tapete higiênico deve ser feita todos os dias, assim como a lavagem do comedouro e bebedouro.
Em se tratando do aspirador de pó, você pode usá-lo em dias alternados, principalmente se o seu cachorro ou gato soltar muito pelo. A depender do caso, duas ou três aspirações por semana podem ser suficientes. Finalize passando um pano úmido no piso para remover restos de pelos e outras sujidades.
É muito comum que os pelos também fiquem grudados nos lugares por onde o seu pet passa, seja nas suas roupas, nos estofados e em qualquer outra peça feita de tecido. Para removê-los, você deve usar o rolinho adesivo e não deixar que o animal suba no sofá nem na sua cama.
A limpeza mais pesada deve acontecer uma vez por semana, com uma lavagem do espaço em que ele come e dorme. Use produtos como detergente neutro, vinagre branco e bicarbonato, álcool diluído ou produtos específicos para limpeza de ambientes com pets. Evite o uso de cloro, amoníacos e desinfetantes perfumados.
Os brinquedos, mantas, cama ou casinha em que o animal dorme também devem ser higienizados de tempos em tempos, a depender da necessidade. Você pode lavar as peças à mão ou colocar na máquina em ciclo delicado, usando sempre sabão neutro, sem acrescentar amaciante ou alvejante.
Cuidados extras
Fazer a escovação dos pelos do seu cão ou gato todos os dias também é uma maneira eficaz de evitar que eles fiquem espalhados pela casa. Faça isso em um local arejado e ao ar livre, como o quintal ou a varanda. Os banhos feitos uma vez por semana também podem ajudar.
Há alguns casos em que a queda excessiva de pelos está atrelada a problemas de saúde animal, sendo necessária a avaliação de um médico veterinário. Em algumas situações, o profissional pode recomendar a troca da ração por outra de qualidade superior, já que a boa alimentação também pode ser uma grande aliada.
Por vezes, o pet pode acabar fazendo suas necessidades fora do local apropriado. Se isso acontecer, remova os dejetos sólidos e/ou seque a urina com papel toalha. Depois, lave o local com um pouco de água e detergente neutro. Ao final, seque com um pano.
A exposição à luz do sol é outra medida que ajuda a manter a saúde do animal e, em certa medida, minimizar a queda de pelos — sem falar que, geralmente, eles amam tomar banho de sol. Com todos esses cuidados, mesmo quem é alérgico poderá viver em perfeita harmonia com os pets.