Como construir hábitos para um sono mais saudável
Fitness Saúde e bem estar

Como construir hábitos para um sono mais saudável

Quando somos solicitados a refletir ou identificar o que é “saúde” ou o que significa “ser saudável”, essa definição geralmente envolve peso corporal, índice de massa corporal (IMC), exercício e nutrição . Na realidade, “ser saudável” pode ser melhor medido por movimentos alegres, nutrição equilibrada, controle do estresse, conexão social e, de importância crítica, sono de qualidade. O sono é essencial para a saúde mental e física  e é algo que não podemos limitar.

De acordo com a American Sleep Association , problemas de sono e sonolência são uma das principais preocupações de saúde em nossa sociedade. As estatísticas indicam que:

  • 50-70 milhões de adultos americanos sofrem de algum tipo de distúrbio do sono
  • 9% dos adultos americanos relataram adormecer durante o dia (não intencionalmente)
  • 37% das pessoas de 20 a 39 anos relatam curta duração do sono, enquanto 40% das pessoas de 40 a 59 anos relatam curta duração do sono
  • 3% dos adultos relatam menos de 7 horas de sono durante um período típico de 24 horas (mesmo 30 minutos a menos do que o mínimo traz consequências)

Os adultos precisam de um mínimo de sete a nove horas de sono por noite, mas mais de um terço da população não recebe o número mínimo de horas recomendado .

Consequências da qualidade inadequada do sono

O sono inadequado resulta em consequências variadas e de corpo inteiro. Quando a qualidade e a duração do sono são ruins, os indivíduos tendem a ter menos energia, experimentar menos controle autorregulatório, desenvolver um desejo aumentado por alimentos doces, salgados e amiláceos e ter níveis mais altos de grelina (o hormônio da fome) e níveis mais baixos de leptina (hormônio do controle do apetite). Além disso, há um risco 50% maior de obesidade se você dormir menos de cinco horas por noite. Outros efeitos negativos incluem deficiências do sistema imunológico, aumento da pressão arterial, aumento do risco de doenças cardíacas, aumento do risco de desenvolver depressão e ansiedade, irritabilidade, esquecimento e incapacidade de se concentrar.

Em suma, experimentar a privação do sono e tentar trabalhar, viver e funcionar em um estado de privação de sono tem consequências significativas na saúde a longo prazo. A aptidão e a higiene do sono são tão importantes quanto a aptidão física e a saúde.

“As estatísticas são reais e necessárias para nos despertar para a importância do sono”, diz Beverly Hosford, autora de Sleep Soundly, um programa de sono de cinco semanas. “No entanto, se estressar com o sono pode afetar o tempo e a qualidade do sono, portanto, começar com a redução do estresse geralmente é um ótimo primeiro passo. O que fazemos durante o dia afeta a noite. Fechar os olhos e notar sua respiração agora pode fazer a diferença.”

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *