Conseguir identificar sintomas de problemas no coração pode salvar vidas
Mais do que o símbolo do amor, o coração é sinônimo de vida. Sem ele, simplesmente não seria possível viver e aproveitar os prazeres da vida. Entretanto, para desfrutar desses momentos, é importante sempre cuidar bem dele, além de saber identificar sinais que demonstram que existe algo de errado com o órgão.
Quem fez um curso de ECG tem facilidade de reconhecer sintomas e perceber que há algo de errado com o coração, sobretudo no caso de doenças silenciosas. Já para quem não domina esse conhecimento, é interessante aprender a identificar esses sintomas, como explicamos no texto abaixo.
Falta de ar em repouso ou respiração esforçada
Percebeu que alguém está arfando bastante, mesmo em repouso ou após fazer uma atividade trivial? Melhor ficar atento. A falta de ar pode ser um indicativo de um problema cardíaco. Isso pode acontecer tanto durante o descanso ou após realizar uma atividade simples, como subir escadas, fazer uma corrida curta ou praticar exercícios físicos leves, como caminhadas.
Dor no peito e palpitações
Na cabeça de muitas pessoas, dores no peito e palpitações indicam que há algo de errado. Essa percepção está correta e não deve ser ignorada. As dores no peito podem se alastrar para outras partes do corpo, como braços, cotovelos, ombros, costas, pescoço, abdômen e mandíbula.
E é normal o coração bater em uma frequência irregular? Não é não. Essa irregularidade é um sinal da arritmia cardíaca, que pode ser percebida quando o coração bate muito fraco, forte ou com um ritmo inconstante.
Tosse persistente
Até mesmo um quadro de tosse persistente pode ser indicativo de que há algo errado com o coração. Mas por que isso ocorre? É porque há algo de errado nos pulmões? Sim! O coração não consegue bombear líquidos para o restante do corpo, o que causa o acúmulo dele nos pulmões. Esse costuma ser um dos sintomas mais claros da insuficiência cardíaca congestiva.
Náuseas e perda de apetite
Até mesmo o apetite pode ser afetado por algum problema cardíaco. Náusea e vômitos, assim como inchaço abdominal, são episódios que costumam anteceder um ataque cardíaco. Isso pode estar ligado à insuficiência cardíaca, o que também acaba interferindo no apetite da pessoa, com ela tendo menos vontade de comer.
Suor frio repentino
Se a pessoa manifesta um suor frio repentino, é melhor ficar alerta. Esse suor pode ser causado por situações de ansiedade ou estresse, com a produção de suor em áreas do corpo como mãos, pés, axilas e na testa. Doenças como hipertensão, hipotensão, arritmia e infarto costumam apresentar esse sintoma.
Inchaço nas pernas
A princípio, pode-se pensar que não há relação entre problemas cardíacos e os membros inferiores do corpo. Contudo, existe uma ligação. A insuficiência cardíaca, por exemplo, causa a retenção de líquidos, gerando o inchaço no corpo em geral. Porém, isso fica mais evidente pelas questões gravitacionais em partes como pernas, tornozelos e pés.
Fadiga
Sabe aquela sensação de desgaste físico, quando o corpo parece não ter energia para fazer mais nada? Isso se chama fadiga e pode ser um indicativo de problema no coração, evidenciando que ele está fraco ou dilatado, incapaz de bombear sangue corretamente.
A fadiga pode ser um sintoma de diversas doenças cardíacas, como infarto agudo do miocárdio, pressão alta, insuficiência cardíaca, angina e arritmia. Ela também acontece no pós-infarto ou quando a pessoa tem artérias entupidas, doenças valvulares ou fibrilação atrial, por exemplo.