O uso de produtos suaves e hipoalergênicos evita a irritação na pele
Já notou sua pele do rosto mais sensível ou com vermelhidão? Esses podem ser sinais de rosácea, condição dermatológica bastante comum que afeta milhões de pessoas anualmente só no Brasil.
Quando os sintomas surgem, muitas pessoas recorrem a produtos de skincare, como o sérum de niacinamida, para aliviar a situação. Portanto, é fundamental entender que o alívio dos sintomas da rosácea envolve múltiplos fatores para determinar os melhores cuidados com a pele.
O que é a rosácea?
Antes de abordar os cuidados com a rosácea, é essencial compreender exatamente o que ela é. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica da pele, ou seja, uma condição que pode ser controlada, mas que persiste ao longo da vida.
Embora possa afetar qualquer pessoa, é mais frequente em mulheres acima dos 30 anos. O diagnóstico, por sua vez, precisa ser feito por um médico, mas é possível observar alguns sinais que dão indícios de que a rosácea está aparecendo.
Sinais para ficar atento
Sensibilidade intensa, ressecamento contínuo, vermelhidão constante, vasos finos aparentes, sensação de calor e queimação na pele, além do surgimento de pústulas semelhantes a espinhas. Todos esses sintomas podem indicar a presença de rosácea. Por isso, fique atento!
Como aliviar os sintomas?
Como você pode ver, a rosácea é uma condição que apresenta diversos sinais e sintomas. Ela também não tem cura e, uma vez que o diagnóstico é feito, o paciente deve começar a colocar em prática cuidados que aliviam os sintomas. Com eles, é possível ter mais controle e conforto na pele.
Dê preferência para produtos suaves e hipoalergênicos
A primeira dica para quem luta contra os sintomas da rosácea é ter muita cautela com os produtos usados na pele. O skincare vem se tornando cada vez mais popular e pode ajudar, desde que feito da maneira correta e com produtos que não aumentem a sensibilidade.
Para isso, a recomendação é escolher sempre itens hipoalergênicos e com formulações mais suaves. Isso vai garantir que nenhum dos ingredientes usados na composição prejudique a rosácea.
Aplique protetor solar diariamente
Quando se fala em protetor solar, muitas pessoas já remetem o produto ao cheiro de praia ou das férias. Isso acontece porque, por muito tempo, essa era a única ocasião em que a população geral usava o produto.
Hoje, sabe-se que o protetor solar é essencial para o cuidado da pele e deve ser aplicado diariamente. Para quem tem rosácea, a recomendação é redobrada. Use sempre um protetor de fator alto e com indicação para a área do rosto.
Evite temperaturas extremas
As temperaturas extremas podem piorar os sintomas da rosácea. E quando se fala em temperatura extrema, o mesmo vale para os dois lados: tanto o calor quanto o frio exagerados. O ideal é evitar a exposição da pele nesses dias.
Caso não seja possível, a recomendação é caprichar no protetor solar e em roupas que protejam a face, ficando o mínimo de tempo possível exposta. A exposição excessiva pode causar ardência, coceira e até mesmo surgimento de pequenas bolhas no rosto.
Tenha cuidado com a alimentação
Quando se fala em cuidado com a alimentação, é comum as pessoas pensarem logo em problemas com peso ou doenças como a diabetes e o colesterol alto. Mas não são só nesses aspectos que a comida afeta diretamente o organismo! A pele também pode sofrer com uma alimentação ruim ou se beneficiar de bons hábitos.
No caso da rosácea, o consumo de frutas e vegetais ricos em antioxidantes pode ajudar. Isso acontece porque eles colaboram diretamente com a redução da inflamação. Por isso, a dica é incluir framboesas, espinafre, brócolis e couve na próxima lista do supermercado.
Procure um dermatologista
Os sintomas podem ser um sinal, mas para confirmar se você tem mesmo rosácea é preciso ir até o médico. Para quem não é profissional, os sintomas da doença podem ser confundidos com outras condições de pele.
Só o especialista poderá fazer a avaliação e os exames para chegar ao diagnóstico final. A partir dele, também é possível entender melhor o caso e quais os tratamentos e cuidados mais indicados para aliviar a rosácea.