Cuidar da pele é uma prática bastante comum entre as mulheres, especialmente depois de uma certa idade. Além de utilizar protetor solar, cremes e suplementos de colágeno, uma rotina de skincare pode fazer toda a diferença na saúde e viçosidade da derme.
O que poucas pessoas falam é que todo mundo deveria cuidar da pele, sem considerar sexo ou idade. Quanto antes iniciarmos uma rotina de proteção e hidratação, menor será o impacto do envelhecimento e da perda de elasticidade.
Mudanças na pele ao longo da vida
Independentemente do emagrecimento — falaremos sobre ele mais adiante —, a pele vai passando por transformações ao longo da vida.
Do ponto de vista fisiológico, o envelhecimento é um processo natural que traz consequências físicas visualmente perceptíveis, e a derma é uma das primeiras a demonstrar essas transformações.
Com o passar dos anos, perdemos tecido fibroso, nosso organismo reduz a produção de colágeno, ocorre a redução da rede vascular e glandular e o processo de renovação celular fica mais lento.
Até a barreira que mantém a hidratação da pele sofre os efeitos, por isso a pele vai ficando cada vez mais ressecada e ganha um tom mais amarelado.
Como efeito, surgem os primeiros sinais visuais, as famosas rugas, que aparecem ao redor dos olhos e nas olheiras.
Outra mudança importante é a perda do brilho e da elasticidade, acompanhados de poros mais dilatados e manchas.
Todo esse processo é natural e não pode ser evitado, no entanto, existem mecanismos para retardar os efeitos do envelhecimento na pele, contribuindo para a manutenção de um aspecto mais saudável. Esse tipo de cuidado favorece a autoestima e contribui para a saúde física e mental.
Perda de peso e elasticidade na pele
A elasticidade da pele está associada a uma série de aspectos. Os principais são idade, genética, hidratação e mudanças significativas no organismo.
A perda de peso, principalmente quando ocorre rapidamente, é um fator de risco aumentado para a flacidez da pele.
Infelizmente, pessoas que perdem muitos quilos rapidamente podem ficar com a pele mais flácida. Isso acontece porque, em razão do excesso de gordura eliminado, as fibras elásticas e colágenas que davam suporte à pele perderam a sua capacidade de retrair.
A boa notícia para quem está enfrentando esse problema é que existem diversas maneiras de driblar a situação.
O uso de cremes hidratantes, a ingestão de suplementos de colágeno e a prática de exercícios físicos são exemplos de cuidados geralmente recomendados pelos profissionais da área de saúde.
Além disso, há tratamentos mais específicos, realizados em clínicas, como o uso de ultrassom macrofocado, realizado especialmente para combater a flacidez nas regiões do abdômen, costas, braços, glúteos e na parte interna das coxas.
Se você perdeu peso e notou a perda de elasticidade na pele, é recomendado conversar com um dermatologista. Esse profissional tem condições de avaliar suas necessidades e indicar o tratamento mais adequado.
Como manter a pele saudável
Desconsiderando idade ou condição física, é recomendado a todos incluir na rotina cuidados básicos com a pele. Além de utilizar proteção solar e realizar a hidratação, invista em cremes específicos que atendam às suas necessidades.
Também priorize a prática de atividades físicas, uma alimentação saudável e balanceada e a ingestão de água ao longo do dia.
Com pequenas mudanças na rotina, é possível garantir uma pele mais bonita e saudável. Além disso, essas práticas ajudam a melhorar a saúde mental, a autoestima e o bem-estar de uma forma geral.