A hipertrofia dos músculos é algo desejado rapidamente por quem frequenta a academia. Com as técnicas certas, é possível ver os resultados com velocidade
Para aqueles que desejam ganhar massa muscular rapidamente, há estratégias que ajudam a otimizar o tempo na musculação, proporcionando o aumento da massa muscular em menos tempo. Quer saber como? Quais métodos adotar? Fique até o final que iremos revelar o que pode ou não ser feito para atingir os resultados dos exercícios com mais eficiência.
Existem muitos motivos para iniciar uma rotina regular de exercícios físicos, qualquer que seja o seu, o importante é começar, já que nosso corpo, assim como uma máquina, precisa de força e energia para se manter funcionando ativamente. Assim, progredir gradualmente é a chave para evitar lesões e garantir que sua saúde física e mental estejam em dia.
Por que devemos nos exercitar?
Além das questões estéticas e do controle de peso, praticar exercícios físicos diários ou três vezes na semana pode erradicar o sedentarismo, o vilão das articulações, o causador da famosa “dor nas juntas”. Além de melhorar a saúde, o hábito de se exercitar ajuda a:
- diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC;
- controlar e combater diabetes tipo 2;
- regularizar os níveis de colesterol e os triglicerídeos;
- melhorar as condições das enfermidades crônicas respiratórias;
- entre outros problemas de saúde.
Por isso, para manter a saúde cardiovascular, crie uma rotina saudável com exercícios aeróbicos, como correr, nadar e andar de bicicleta, pois eles são ótimos para fortalecer o coração, melhorar a circulação sanguínea e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
No entanto, mais do que investir na saúde física, é necessário promover a saúde mental, uma vez que os exercícios liberam endorfina, substância química que impulsiona a sensação de bem-estar, agindo na redução do estresse, da ansiedade e da depressão, melhorando a sua saúde mental.
Os exercícios de resistência, como levantamento de peso, fortalecem os músculos e os ossos. Isso é especialmente importante à medida que envelhecemos, pois ajuda a prevenir a osteoporose e a perda de massa muscular.
Por todos esses motivos, devemos nos manter ativos para melhorar a qualidade de vida em geral, ganhando mais energia, flexibilidade e resistência física, facilitando a realização de atividades diárias e a participação em atividades de lazer.
Estratégias que intensificam os treinos e aumentam a massa muscular
Para otimizar os treinos de musculação e ganhar massa muscular, primeiramente consulte um treinador pessoal ou um fisioterapeuta para obter orientação personalizada e garantir que você está seguindo um programa de treinamento seguro e eficaz. Entretanto, tenha em mente que a hipertrofia leva tempo e dedicação consistente. Além disso, depende de fatores genéticos que desempenham um papel, e os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Dessa forma, a eficácia das estratégias pode variar dependendo dos seus objetivos e do seu nível de condicionamento físico. Assim, para otimizar os treinos de musculação e promover a hipertrofia, foque em:
- treinamento progressivo;
- alimentação equilibrada;
- descanso adequado;
- exercícios alternados;
- hidratação para apoiar a saúde geral e o desempenho nos treinos;
- uso de suplementos como proteína em pó, creatina e BCAAs, que podem ser úteis para promover o crescimento muscular — mas consulte um profissional de saúde antes de começar a tomar suplementos.
Técnicas que atrapalham a hipertrofia
Inserir na rotina técnicas que ao primeiro momento podem parecer eficazes é um pensamento errôneo, já que as estratégias erradas podem causar um efeito contrário do esperado.
Dessa maneira, respeite o limite do seu corpo e pratique exercícios de forma correta, lembrando que não é o excesso de treino, mas a constância que te ajudarão a chegar no seu objetivo com mais rapidez. Por isso, o que não fazer? Confira.
- Treinar demais sem dar ao corpo tempo para se recuperar pode levar a lesões e prejudicar o crescimento muscular.
- Realizar movimentos errados nos exercícios pode aumentar o risco de lesões e limitar os ganhos musculares.
- Pular o aquecimento pode aumentar o risco de lesões. Sempre aqueça os músculos antes de levantar pesos.
- Treinar esporadicamente não levará a ganhos significativos. A consistência é fundamental.
- Não acompanhar o progresso. Manter um registro de seus treinos e do seu progresso é essencial para saber o que está funcionando e onde você pode melhorar.
- Não adaptar seu programa de treinamento às suas necessidades e objetivos pessoais.