Quem lida com diabetes precisa estar sempre atento aos níveis de açúcar no sangue. Isso significa fazer substituições no cardápio e mudar um pouco a rotina, além de diminuir ao máximo o consumo de produtos industrializados. Saiba quais itens é interessante consumir todos os dias.
Frutas e sucos naturais
Refrigerantes e sucos industrializados são grandes vilões para quem tem diabetes. No lugar deles, o ideal é aproveitar o suco de laranja natural ou outros sabores de frutas. Tudo o que você precisa fazer é bater a fruta no liquidificador com um pouco de água.
Também é indicado consumir frutas in natura, como substitutas das sobremesas doces e dos lanches da tarde. O açúcar presente nelas é natural e liberado aos poucos no organismo, ou seja, não prejudica a saúde. Só é preciso prestar atenção ao momento de consumo, deixe para o lanche as opções com mais carboidratos e as com menos para as sobremesas.
Legumes e verduras
Por mais que alguns legumes tenham gosto mais adocicado, como a beterraba e a cenoura, isso não é prejudicial para o diabético. Assim como as frutas, os legumes e as verduras são ricos em fibras, vitaminas e minerais, ou seja, benéficos para o corpo.
Para variar o cardápio, experimente consumir esses alimentos de diferentes formas, em purês, saladas cruas, cozidos e até refogados.
Adoçante no lugar do açúcar
Quem precisa adoçar o café ou não consegue abrir mão do açúcar nas receitas pode fazer uma substituição tranquila. Opte pelo adoçante, com algumas gotinhas já se consegue o mesmo resultado.
Nos preparos doces, como bolos saudáveis, experimente trazer frutas para a receita e aproveitar o açúcar delas.
Feijão e leguminosas
Além de serem ricos em nutrientes, permitem diversidade no cardápio. As variedades de feijão são consumidas de diversas formas, inclusive em bolinhos com esse ingrediente.
Já as leguminosas, como o grão-de-bico e a ervilha, também são ótimas para complementar a dieta de forma segura e saudável.
Raízes e tubérculos
Batatas, mandioca e inhame são três exemplos que podem ser parte da dieta do diabético. Vale comer cozido, misturado com saladas e até em forma de purê. O único cuidado é com o momento de consumo, pois são ricos em carboidratos.
A batata-doce é uma ótima substituta do pão, assim como a tapioca, mas sempre devem ser ingeridos ao lado de outros alimentos. O objetivo é equilibrar o cardápio e manter a saúde em dia.
Cereais
O arroz é um dos cereais mais lembrados e pode, sim, estar presente na dieta do diabético. Porém, outros ingredientes devem fazer parte do dia a dia, como o milho, a aveia e o centeio.
Diferente do que muitos acreditam, quem tem diabetes está liberado para comer farinha branca e arroz branco, só deve se atentar para as combinações. Arroz com feijão e pão com queijo são dois exemplos superliberados.
Outras mudanças fora do cardápio
Apesar de a mudança no cardápio ser essencial para a qualidade de vida do diabético, outras alterações são feitas na rotina. Confira algumas recomendações indicadas pelos médicos.
Cuidar do peso
É preciso se atentar aos números da balança e cuidar para perder pelo menos 5% de massa gorda. Vale incluir alguma atividade física na rotina, desde algo simples, como a caminhada, até exercícios de maior impacto, como a musculação e a corrida.
Hidrate-se
A hidratação não envolve apenas o consumo de água, mas o cuidado com a pele, que, no caso de quem tem diabetes, tende a ser mais sensível. Consumir bastante líquido ao longo do dia e usar cremes hidratantes no rosto e no corpo é indispensável.
Atenção à saúde bucal
A periodontite é muito comum no caso de pacientes diabéticos, tanto que o cuidado com a saúde bucal precisa ser redobrado. Além da escovação e do uso do fio dental, visitas mais frequentes ao dentista ajudam a prevenir o surgimento das cáries.