Isso não é verdade! Mas, claro, há alguns cuidados para treinar no frio que você deve tomar. O que você não deve fazer é pegar um vento gelado, ou mesmo ficar em ambiente com temperatura muito baixa, após ter se exercitado.
O resultado disso é que a diferença brusca de temperatura pode provocar arritmia cardíaca, oscilação da pressão arterial e até dificuldades respiratórias.
Por isso, você deve se agasalhar bem com sua roupa para treinar no frio, assim estará protegido e preparado para treinar no inverno.
E isso também vale para a hora do banho! Se você sair no frio logo em seguida de um banho muito quente, também pode correr o risco de sofrer com algum desses problemas.
Inclusive, há médicos que não recomendam que pessoas com problemas no coração ou de pressão arterial tomem uma ducha gelada após um banho de sauna.
Treinar com mais conforto
Treinar no frio é melhor porque você transpira menos e se sente mais confortável para realizar os exercícios. Algumas pessoas sofrem com transpiração excessiva no calor, o que pode ser um tremendo incômodo para elas ao se sentirem completamente suadas e com a roupa marcada.
Essa transpiração excessiva é uma tentativa do corpo de controlar a temperatura, que está ficando muito quente. Então, no inverno esse problema não acontece.
Treinar em um ambiente mais tranquilo
Se você é o tipo de pessoa que normalmente evita frequentar a academia em horários muito lotados, não vai ter esse problema no inverno!
Neste artigo deste site, você saberá que um dos motivos para treinar no frio é que as pessoas ficam com preguiça de sair de casa para se exercitar, então você terá mais espaço para aproveitar sua hora de treino, no seu tempo, com muito mais tranquilidade.
Afastar o sedentarismo
No inverno, as pessoas não querem fazer nada além de ficar embaixo da coberta, vendo um filme e tomando um chocolate quente. E quem não gosta?
O problema é que, com isso, o sedentarismo chega. E com ele, podem vir o ganho de peso, o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes tipo 2, colesterol alto e muitos outros, Se você não quer sofrer com esses problemas, não pode parar de treinar no frio!
Fortalecer sua imunidade
A prática de exercícios traz diversos benefícios para a saúde: melhora o sistema cardiovascular e respiratório. O sangue consegue fluir melhor, levando todos os nutrientes e oxigênio para diferentes partes do corpo.
Ao treinar no frio, você também acostumará o seu corpo com temperaturas mais baixas e, consequentemente, ficará menos resfriado.
Também evita o acúmulo de secreções, que é normal para pessoas que sofrem de rinite e sinusite, porque o corpo fica aquecido por mais tempo, liberando essas secreções.