Embora o significado literal da palavra dieta seja “modo de comer ou estilo de vida”, agora é geralmente associado a algo extremo que inclui um ponto de partida e um ponto de parada. Voltar a pensar em uma dieta como uma “maneira de comer” não é apenas mais preciso, mas mais útil e sustentável.
As dicas a seguir são projetadas para ajudá-lo a permanecer positivo (não perfeito) e progredir (e não regredir) em sua “maneira de comer”.
- Aumente o seu desejo por alimentos saudáveis. Muitas pessoas acreditam que você pode desfrutar de comida saborosa que é ruim para você ou se resignar a comer comida desagradável que é boa para você. Na realidade, comida saudável pode ser deliciosa e extremamente satisfatória. Comece com alimentos que você gosta e sabe que são saudáveis e, em seguida, comece a procurar alimentos saudáveis semelhantes para experimentar. Evite se forçar a comer alimentos que você não gosta apenas porque é bom para você. Ao mesmo tempo, reduza sua exposição a alimentos adoçados, salgados e processados demais que treinam seu paladar a pensar que comida saudável é chata.
- Tornar mais difícil fazer escolhas não saudáveis e mais fácil fazer escolhas saudáveis. Os lanches costumam ser atraentes, não tanto pelo sabor, mas porque estão disponíveis e são fáceis. E embora seja muito mais fácil comer doces do que descascar uma laranja, o ponto é discutível se o doce não estiver facilmente disponível. Mantenha-o fora de casa ou coloque-o em um local inconveniente em sua cozinha, despensa ou em alguma outra parte distante de sua casa. Melhore suas chances de comer de forma saudável, tornando as escolhas saudáveis mais fáceis e as não saudáveis mais difíceis.
- Escolha um número limitado de suas guloseimas favoritas e apenas delicie-se com elas ocasionalmente. Embora “tudo com moderação” seja um mantra popular, o conceito de moderação se perde quando enfrentamos inúmeras oportunidades de nos satisfazer todos os dias. Entregar-se à moderação leva muitas pessoas a comer muitos alimentos não saudáveis com muita frequência, mas apenas um com pouca frequência. Em vez disso, uma abordagem melhor é escolher duas ou três guloseimas que você realmente ama e apreciá-las, de vez em quando, sem culpa.
- O exercício não é punição pelos pecados de comer. Exercício e alimentação saudável não são escolhas morais são simplesmente escolhas saudáveis. Seus hábitos alimentares e seus comportamentos de exercício destinam-se a apontá-lo na mesma direção, em vez de trabalhar um contra o outro. O poder da atividade física e da boa nutrição juntos é maior do que qualquer um sozinho.
- Interrompa velhos hábitos e substitua-os por novos. Não, você não precisa de mais força de vontade – você precisa de hábitos melhores, que podem ser vistos como atalhos comportamentais para o seu cérebro. Esses atalhos se desenvolvem em torno de qualquer comportamento que você repete com frequência. Se você sempre toma uma tigela de sorvete enquanto assiste à televisão à noite, simplesmente sentar para assistir a um show à noite pode criar o desejo. Interrompa o hábito substituindo-o por um comportamento mais saudável. Por exemplo, você pode escovar os dentes antes de se sentar ou comer uma hortelã. Qualquer coisa que interrompa e atrase a resposta automática (comer o sorvete) ao estímulo (sentado no sofá) pode desencadear sua capacidade de controlar conscientemente seu comportamento, em vez de deixá-lo ser automático.
- Evite os extremistas. A alimentação saudável não é chamativa, moderna ou estranha. Beber suco de picles ou colocar manteiga no café, comer muito de um único alimento ou quase nada (ou seja, uma “limpeza”) pode ser descartado com segurança como loucura. Sensible raramente faz manchetes e não é um bom clickbait. Mantenha-se fundamentado centrando seu plano alimentar em comida de verdade, composta por plantas, nozes, sementes e produtos de origem animal apropriados que se adequam ao seu estilo de vida e preferências e são saudáveis para você . Qualquer um que acredite que todos os humanos devem ser onívoros ou que todos os humanos devem ser veganos está errado. Como a maioria das áreas da vida, evite os extremistas e você encontrará o caminho para a nuance, a verdade e uma saúde melhor.
- Aprecie a refeição e as pessoas com quem você come. Um padrão alimentar estilo mediterrâneo é frequentemente recomendado devido ao seu foco em alimentos integrais, mas uma parte dele que raramente é mencionada é a abordagem mediterrânea da experiência de comer. Está focado em comunicar-se com os outros e desfrutar da comida através de todos os sentidos aromas, sabores, texturas e aparência. Independentemente do que comemos, há muito a aprender com essa longa tradição de valorizar a experiência de comer e fazê-lo com os outros.