Usar um purificador de água e ingerir bastante água ao longo do dia promove infindáveis vantagens para o bem-estar do corpo
Uma das mais comuns e importantes orientações médicas que se conhece desde criança é beber bastante água diariamente. Assim como respirar, comer e dormir, a ingestão de líquidos é indispensável para que o corpo possa exercer suas funções vitais. Contudo, embora existam muitas opções de bebidas tentadoras — como sucos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas —, nenhuma delas consegue efetuar essa função tão bem quanto à água.
Porém, por que ela é tão imprescindível para o ser humano? O que faz com que seja fundamental ter um purificador de água em casa e ir até ele regularmente para encher um copo ou uma garrafinha? Conheça mais sobre a importância e os benefícios da água no texto a seguir.
Água: sinônimo de vida
Mais do que ossos, órgãos ou pele, o corpo humano é água. De fora, isso pode parecer mentira, mas a verdade é que cerca de 70% do corpo é formado por ela. Então, quando quase ¾ de você é formado por esse líquido, começa a ficar mais claro o porquê ter um purificador de água próximo de você é tão importante.
Afinal, o organismo está constantemente perdendo líquido ao longo do dia, pelo suor, xixi ou fezes. Sendo assim, repor a água se mostra indispensável, já que não somente auxilia a recompor o que foi perdido, como também a efetuar as suas várias outras funções no organismo.
Por exemplo, ela é necessária para digerir os alimentos e facilitar a dissolução dos nutrientes, os quais serão deslocados das paredes intestinais para a corrente sanguínea e, em seguida, direcionados para todo o corpo. Além disso, a água atua exatamente como o purificador, que remove as impurezas dela. No nosso organismo, ela retira toxinas e resíduos inúteis para o corpo, impossibilitando o acúmulo deles.
Ainda, ela atua como lubrificante em algumas áreas que efetuam movimentos constantes, como as articulações. O seu consumo ainda auxilia os movimentos do intestino, impedindo que haja a constipação, assim como controla a temperatura corporal, evitando que o corpo superaqueça — por isso, a transpiração ao longo do dia.
Por falar em transpiração, ela é a aliada número 1 na hora dos exercícios. Além de repor o que foi perdido pelo suor, ela também estimula o bom trabalho dos músculos. Aliás, a ausência de líquidos pode causar fadiga muscular, o que pode comprometer o rendimento de qualquer um.
Ah, há outra razão para você fazer visitas constantes ao purificador de água do seu lar: manter a pele saudável e bonita. O colágeno precisa da água para se renovar e ser efetivo na sustentação epitelial. Isso sem contar que a boa ingestão de água impede um dos problemas mais temidos de saúde: as pedras nos rins. Ao beber água suficiente, esses órgãos funcionam corretamente na eliminação de toxinas.
Quanto de água devo beber por dia?
Mas, afinal, quantas vezes você deve ir ao purificador de água para reabastecer a sua garrafinha? Existe algum número mágico sobre o quanto você deve beber todos os dias? Muito se fala naquele valor de 2 litros por dia, que foi determinado pelo Comitê de Nutrição e Alimentos do Conselho Nacional dos EUA ainda na década de 1940.
Porém, não existe consenso científico sobre o assunto. O Guia Alimentar para a População Brasileira aponta que essa quantidade ideal depende do peso e da idade da pessoa. Uma das medidas adotadas é que adultos entre 18 e 55 anos devem consumir 35 ml de água para cada quilo corporal. Assim, quem tem 70 kg deve beber 2,45 l no dia, enquanto quem pesa 90 kg deve elevar esse consumo para 3,15 l.
Contudo, isso não quer dizer que você deva passar o dia ao lado do seu purificador de água. Vale destacar que o consumo de água também precisa considerar a quantidade de energia gasta no dia. Não é por menos que quem pratica exercício diariamente precisa beber mais água, já que ela está gastando mais energia e suando mais, o que demanda uma reposição de líquidos à altura.