Saúde e bem estar

O que saber sobre bronzeamento artificial

Um brilho saudável é algo que a maioria das pessoas deseja. Para alguns, esse brilho vem na forma de um bronzeado.

‌ Existem algumas maneiras diferentes de se bronzear, incluindo camas de bronzeamento e o método antiquado: deitado ao sol.
Algumas pessoas buscam pelo método mais pratico, que é o bronzeamento artificial, principalmente se há necessidade de um bronze mais bonito, garotas de site de encontros utilizam esse método para estarem sempre com um tom de pele bonito e com marquinha do biquíni.

Sair ao sol tem prós e contras. O sol fornece vitamina D , mas seus raios também representam uma ameaça à sua pele.

O que é bronzeamento?
Você fica bronzeado quando sua pele entra em contato com os raios de luz ultravioleta (raios UV). Os dois tipos de raios UV são UVA e UVB.

Sua pele tem três camadas principais:

Epiderme . A camada superior você pode ver
Derme. A segunda camada, que contém principalmente nervos, glândulas e folículos.
Tecido subcutâneo. A terceira e última camada, cheia de tecidos adiposos, veias e artérias.
UVA é o tipo de luz que faz você se bronzear. Atinge as camadas inferiores da epiderme, fazendo com que sua pele produza um pigmento marrom chamado melanina . A melanina é produzida por células chamadas melanócitos.

 melanina é o esforço da sua pele para bloquear os danos causados ​​pelos raios UVA. Quanto mais você o expõe ao sol, mais melanina seu corpo produz.

Os raios UVB causam queimaduras solares. Eles queimam apenas as camadas superiores da epiderme.

Pessoas com pele mais escura têm mais melanina e tendem a bronzear uma cor mais profunda. Pessoas com tons de pele escuros não se queimam tão facilmente quanto aquelas com pele clara. Mas sem protetor solar ou outra proteção, qualquer pessoa fica vulnerável aos raios nocivos do sol.

Como o bronzeamento afeta sua saúde?

A exposição ao sol pode ajudá-lo a obter vitamina D e melhorar seu humor. Também pode ajudar a diminuir sua pressão arterial e ajudá-lo a dormir melhor. Mas a exposição ao sol desprotegida é muito prejudicial para a sua pele.

Bronzeamento pode mudar sua pele permanentemente. A exposição prolongada ao sol pode danificar seriamente a pele e envelhecer prematuramente. Bronzeamento pode causar manchas escuras e rugas.

Os raios UVA também podem causar um câncer de pele chamado melanoma, que pode ser mortal. Quando o melanoma não é detectado, ele pode se espalhar rapidamente por todo o corpo, infectando outros órgãos. 

Os raios UVB causam dois tipos de câncer de pele : carcinoma basocelular e espinocelular. Quando você tem câncer de pele, seu médico geralmente o remove cortando o câncer. Essas cirurgias podem deixar cicatrizes na pele.

  • Use um protetor solar de amplo espectro . Um filtro solar de amplo espectro significa que bloqueia os raios UVA e UVB.
  • Use protetor solar todos os dias. Use protetor solar com FPS mínimo de 30. Não se deixe enganar pelas nuvens. Eles podem realmente tornar os raios do sol ainda mais intensos. Aplique protetor solar de manhã, para ficar protegido o dia todo.
  • Reaplique se for nadar. Atividades como nadar ou suar podem tornar seu protetor solar menos eficaz. Reaplique após cada sessão de natação ou suor.
  • Fique longe do sol quando estiver mais quente . Evite o sol entre 10h e 16h

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *