À medida que as ordens de “abrigo no local” foram instituídas em todo o mundo devido ao COVID-19 , pais e filhos lutaram para se ajustar ao confinamento e à interrupção de um “novo normal”. Jovens atletas acostumados a frequentar treinos, jogos e outros locais de atividade física foram forçados a fazer o treinamento com as próprias mãos, apesar de terem poucos recursos para orientá-los.
Essa pausa não planejada da competição deixou treinadores, pais e jovens atletas preocupados que as crianças percam as habilidades que desenvolveram e tenham que regredir significativamente quando as coisas voltarem ao normal. Embora não haja substituto para a competição dentro de um esporte, tirar um tempo da competição para desenvolver habilidades fundamentais envolvidas com coordenação, força, agilidade e outros componentes do atletismo pode realmente criar vantagens a longo prazo.
Antes que pais e treinadores pesquisem na Internet por “estratégias de treinamento de atletas profissionais”, é importante notar que as crianças têm necessidades únicas quando se trata de desenvolver suas habilidades físicas, especialmente antes da puberdade. Seus cérebros e corpos estão se desenvolvendo, então eles estão apenas aprendendo a usar seus sentidos internos e externos para unir os movimentos. Os programas de treinamento devem levar isso em consideração e se concentrar na introdução de movimentos, deixando as crianças “brincar” com eles. As crianças também têm que gostar do que estão fazendo! Tornar as coisas excessivamente desafiadoras apenas frustrará os jovens atletas e pode aumentar a probabilidade de eles se machucarem.
Este artigo apresenta três exercícios “em casa” ideais para jovens atletas de 5 a 12 anos. Estes podem ser feitos em ambientes fechados ou ao ar livre e requerem pouco ou nenhum equipamento. Embora cada sessão de treinamento desenvolva uma variedade de habilidades físicas, cada uma visa o desenvolvimento de coordenação, força ou agilidade, todos elementos críticos do atletismo. Cada treino pode ser feito em cerca de 25 minutos, para que os jovens atletas possam permanecer envolvidos. Vídeos das atividades envolvidas também estão incluídos.
Atividades divertidas e exclusivas são usadas em aquecimentos, exercícios e jogos. Essas atividades pouco ortodoxas são projetadas para fornecer novos desafios aos sistemas neuromusculares das crianças, aumentando sua taxa de aprendizado.
Realizar cada um deles uma vez por semana pode oferecer uma enorme vantagem quando os jovens atletas retornarem aos seus esportes.
Exercício de Coordenação
Em termos simples, a coordenação é a capacidade de o cérebro e o corpo se comunicarem para realizar uma tarefa da maneira mais eficaz e eficiente possível. Este é um aspecto importante para se tornar um atleta competente e confiante em qualquer esporte ou atividade física.
Desenvolver a coordenação requer muita experiência com uma ampla variedade de atividades físicas, começando em uma idade jovem. Primeiro, as crianças devem aprender a usar e confiar em seu sistema sensorial para receber informações rapidamente e depois responder com a estratégia de movimento correta. À medida que as crianças crescem, elas praticam e refinam essas estratégias de movimento para que possam acontecer de forma mais rápida e suave.
1. Aquecimento (5 minutos)
Frases de movimento
A transição eficiente de um movimento para outro requer muita coordenação. Neste aquecimento, junte palavras de três movimentos. Instrua os atletas a fazer a transição de um movimento para outro, repetindo por 10 segundos.
Sinta-se à vontade para usar conceitos de movimento mais “abstratos”, como alguns dos exemplos abaixo. Isso fornece “problemas” de movimento para as crianças resolverem e ajuda a construir a adaptabilidade necessária para a agilidade.
- Pular, rolar, pular (repita por 10 segundos)
- Push-up, Lateral Shuffle, Cut (repita por 10 segundos)
- Galope, Agachamento, Gire (repita por 10 segundos)
- Executar, parar, acelerar (repita por 10 segundos)
Variáveis de Movimento
Comece fazendo com que as crianças executem uma habilidade de movimento por cinco segundos. Depois disso, adicione uma “variável de movimento” extra a esse movimento.
Forneça instruções suficientes para que as crianças entendam como realizar o movimento e como é a variável adicionada.
- Saltar (5 segundos), Pés barulhentos (5 segundos), Pés quietos (5 segundos), Balanços de braço grande (5 segundos), Balanço de braço pequeno (5 segundos), Saltar (5 segundos)
- Saltar (5 segundos), Pernas estreitas (5 segundos), Pernas abertas (5 segundos), Lado a lado (5 segundos), Frente e trás (5 segundos), Saltar (5 segundos)
- Flexão (5 segundos), Quadril alto (5 segundos), Quadril baixo (5 segundos), Movimento (5 segundos), Flexão (5 segundos)
- Embaralhamento lateral (5 segundos), Quadris altos (5 segundos), Quadris baixos (5 segundos), Pés tocam no meio (5 segundos), Pés não tocam no meio (5 segundos), Embaralhamento lateral (5 segundos)
2. Preparação Sensorial
À medida que os jovens atletas começam a entender suas partes básicas do corpo e o que essas partes do corpo fazem, torna-se importante começar a incorporar o vocabulário que será usado para ensinar habilidades específicas. Quando isso é praticado com frequência durante o aquecimento, as crianças estarão familiarizadas com as dicas de treinamento associadas a essas habilidades quando chegar a hora de aprender e praticar habilidades.
Aqui, eles aprenderão a coordenação específica para fazer um salto de alto nível, então eles precisarão entender as seguintes dicas de treinamento enquanto executam uma marcha ou salto.
3. Desenvolvimento de Habilidades para Coordenação: Saltar
Saltar é um importante predecessor da técnica de corrida adequada. Desenvolver o ritmo e a posição do corpo envolvidos no salto é um aspecto importante da coordenação para o desenvolvimento das crianças.
Faça as seguintes atividades para reforçar a coordenação necessária para o salto de alto nível:
- Braços do robô (4 conjuntos de 10 segundos)
- Saltos de pipoca (4 séries de 10 segundos)
- Medidor lunar (4 conjuntos de 15 a 20 metros)
- Pular (4 séries de 15 a 20 metros)
4. Chute, soco, pegue
Equipamento: Bola ou balão
Este jogo exige que as crianças reajam rapidamente e coordenem um movimento.
5. Reação Rápida dos Pés
Esta atividade exige que as crianças respondam imediatamente às instruções de um treinador.