Ter um estilo de vida mais saudável e menor peso corporal pode aumentar a energia e o bem-estar geral, além de reduzir o risco de desenvolver uma série de doenças relacionadas à obesidade, como doenças metabólicas, diabetes, câncer e doenças cardíacas. No entanto, em uma sociedade de ritmo acelerado e alto estresse, perder peso nem sempre é fácil.
Muitos pacientes tentam e não conseguem perder peso por conta própria. Para melhorar a saúde e ajudar os pacientes a lidar com problemas de sobrepeso ou obesidade, os programas de perda de peso supervisionados por médicos agora estão dando aos pacientes as ferramentas necessárias para perder peso e mantê-lo. Por isso você deve procurar por nutricionista valor para que ele possa te orientar no processo de emagrecimento saudável e até encaminhar você para outra especialidade. O objetivo principal não é apenas ajudar os pacientes a perder e controlar seu peso corporal, mas também manter um estilo de vida mais saudável, melhorar a qualidade de vida e diminuir o risco de doenças como doença coronariana, pressão alta, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, gorduras anormais no sangue, síndrome metabólica, câncer, osteoartrite, apnéia do sono, síndrome de hipoventilação da obesidade, problemas reprodutivos ou cálculos biliares.
Quando um paciente reconhece dificuldade em perder peso, o primeiro passo é procurar um programa especializado em perda de peso. Nos Estados Unidos, existem consultórios particulares especializados em perda de peso medicamente supervisionada em todo o país, bem como programas públicos e privados integrados a hospitais e clínicas. Todos eles compartilham um sistema semelhante, aplicado às necessidades de cada paciente.
Programas de perda de peso medicamente supervisionados são projetados para oferecer tratamento a pacientes com sobrepeso ou obesos que são acompanhados de perto por profissionais de saúde licenciados, incluindo médicos, enfermeiros, enfermeiros, assistentes médicos, nutricionistas e psicólogos registrados. Um paciente pode não precisar consultar todos esses profissionais, mas os programas tendem a fornecê-los para responder às necessidades individuais de cada paciente.
Da mesma forma, os custos associados a um programa de perda de peso supervisionado por médicos também dependem dos serviços exigidos pelo paciente e existem companhias de seguro de saúde que cobrem parte ou o total dos custos do tratamento. Obter cobertura de seguro de saúde geralmente é mais fácil nos casos em que, além de problemas de peso, o paciente também sofre de problemas de saúde relacionados ao peso.
Técnicas usadas na perda de peso sob supervisão médica
Há uma ampla gama de abordagens para perda de peso medicamente supervisionada, desde mudanças na dieta e exercícios até cirurgia invasiva. A escolha de qual abordagem usar geralmente é determinada entre o paciente e o médico, com base nas necessidades e objetivos de saúde do paciente. Para perda de peso mais moderada, métodos menos invasivos podem ser utilizados, enquanto em pacientes obesos mórbidos com risco de vida, um procedimento cirúrgico mais invasivo pode ser favorecido.
Embora a cirurgia bariátrica seja uma técnica mais extrema incluída em um programa de perda de peso medicamente supervisionada, ela é normalmente usada para pacientes que lutam contra a obesidade ou obesidade mórbida e outras doenças como hipertensão e diabetes. A cirurgia de banda gástrica avançou muito na última década e pode ser realizada por meio de um procedimento minimamente invasivo, durante o qual uma banda preenchida com solução salina é colocada pelo cirurgião ao redor da parte superior do estômago, aumentando a sensação de saciedade com menos quantidades de comida.