Com o passar dos anos, é comum que a cútis sofra com processo de envelhecimento natural do corpo. No entanto, você sabia que existem alguns hábitos capazes de acelerar esse efeito? Isso mesmo! Estamos falando de práticas do nosso cotidiano responsáveis por intensificar as rugas, linhas de expressão, flacidez e, até mesmo, a própria luminosidade facial.
Com isso, adquirimos uma aparência mais envelhecida, sem viço e opaca. Por esse motivo, além de investir em bons produtos para pele madura, é essencial identificar quais são esses costumes e, a partir daí, reduzi-los ou eliminá-los de vez do seu dia a dia.
Pensando nisso, viemos até aqui te contar quais são eles e como eles podem ser os grandes vilões de um look impecável. Para se atualizar, é só acompanhar a nossa leitura especial e anotar as recomendações.
1. Descartar o uso do protetor solar
Toda pessoa vaidosa já sabe: a exposição prolongada e descuidada ao sol pode causar sérios problemas para a nossa pele, um deles é o envelhecimento precoce.
Quando saímos de casa sem a devida proteção, aumentamos as chances de desenvolver manchas, flacidez e, inclusive, um aspecto áspero. Já no caso das peles brancas, tal efeito pode ser ainda pior.
Dito isto, todo cuidado é pouco. Para fugir desse cenário e evitar o prejuízo, o ideal é sempre utilizar um bom filtro solar com, no mínimo, FPS 30. Lembre-se ainda de aplicar o produto no rosto, pescoço, colo e mãos — tanto nos dias ensolarados quanto ao longo do outono/inverno.
2. Beber pouca água
Seguindo com o nosso artigo sobre os hábitos que aceleram o envelhecimento da pele, não podemos deixar de citar a falta de ingestão de água. Uma vez que não nos hidratamos corretamente, o corpo não consegue eliminar completamente as suas toxinas e começa a se manifestar por meio da cútis. No visual, esse efeito é imediato: promovendo uma pele mais flácida e com pouco brilho.
Sabendo disso, os especialistas recomendam que, diariamente, cada indivíduo beba, ao menos, 2 litros de água. Caso queira, você ainda pode variar entre outros líquidos saudáveis, estando nessa lista os sucos naturais, os chás e a água de coco.
3. Não seguir uma boa alimentação
Como diria o ditado: “somos aquilo que comemos”. E em tratando-se do envelhecimento precoce, essa máxima faz total sentido. Hoje em dia, podemos afirmar que os alimentos ricos em açúcares e gorduras são os grandes vilões de uma pele bela e saudável.
Por exemplo, ao ingerir grandes quantidades de açúcar, acabamos prejudicando o colágeno presente no organismo — uma proteína que promove mais elasticidade e viscosidade à cútis. Logo, não irá demorar muito até que o seu rosto comece a apresentar rugas e linhas de expressão.
Os alimentos gordurosos, por sua vez, fazem com que o corpo comece a estocar gordura. Como resultado, aceleramos a produção dos chamados radicais livres, que consistem em substâncias com alto poder inflamatório. O efeito disso? Começamos a apresentar mais flacidez e até celulite em diferentes regiões.
Outros hábitos que estimulam o envelhecimento precoce
- Fumar;
- Não proteger o rosto contra a poluição;
- Seguir uma rotina sedentária;
- Viver uma vida estressante demais;
- Tomar banho muito quente;
- Não prezar pelas boas noites de sono;
- Consumir álcool em excesso;
- Não investir em uma rotina de cuidados com a pele.
Viu só? Após essas informações, temos certeza de que você já sabe quais são os hábitos que devem ser evitados em sua rotina.