Saúde e bem estar

Técnicas para controlar a ansiedade em ambientes desconfortáveis

Ao longo da vida, criamos estratégias para melhor convívio com o próximo e para melhorar o nosso bem-estar. Um exemplo disso é quando dividimos quarto com alguém que ronca durante a noite. Muitas pessoas procuram protetor auricular, a fim de ter uma melhor noite de sono.

O mesmo acontece com indivíduos que têm crises de ansiedade e ataques de pânico. Apesar de serem casos específicos e individualizados, algumas técnicas são universais para a pessoa se sentir melhor. Aqui estão algumas delas.

O aumento da ansiedade nos últimos tempos

Considerada o mal do século, o número de diagnósticos de ansiedade tem aumentado cada vez mais, principalmente após a pandemia da covid-19. O isolamento social foi um dos fatores de estresse, especialmente para quem costumava sair diariamente, além de não poder ver amigos e familiares. 

Ainda, o isolamento trouxe uma visão única das coisas, muitas vezes nos impedindo de ver outras partes do mundo e da sociedade. Essa situação aumenta o número de crises de ansiedade para muitas pessoas, já que elas ficam presas em suas linhas de pensamento e as consideram como únicas. 

Com isso, mais e mais indivíduos procuraram atendimento psicológico e psiquiátrico, registrando falta de medicamentos para ansiedade na rede pública de saúde. No entanto, a ansiedade pode ser controlada com técnicas que variam de pessoa para pessoa. Por isso, a importância do acompanhamento psicológico, pois o que funciona para um, não necessariamente vai funcionar para outro. Afinal, os indivíduos são diferentes, com linhas de pensamento e raciocínio distintas. 

Porém, algumas técnicas são universais e vale a pena tentar colocá-las em prática, especialmente se estiver em um lugar desconfortável. Aqui estão algumas dicas para te ajudar nesses casos.

Como diminuir crises de ansiedade

Como dito, cada pessoa tem uma forma de lidar com a ansiedade, mas há técnicas gerais que funcionam com a maioria da população, no caso de uma crise de ansiedade mais severa ou não. Confira algumas dessas técnicas.

Controle da respiração

A respiração tem um poder impressionante sobre nós. Com ela, é possível clarear a mente, aliviar a dor física e estimular a força do nosso corpo. Por isso, a respiração é tão importante, além de essencial para a nossa sobrevivência.


Quando as pessoas estão em uma crise de ansiedade, é normal que esqueçam de respirar. Portanto, procure respirar fundo enchendo seu abdômen como se fosse um balão. O recomendado é que você respire contando até 6, segure a respiração por 2 segundos, e solte-a contando até 8. Faça isso pelo menos 5 vezes, para aliviar a pressão do cérebro e acalmá-lo.

Evite respirar enchendo o peito, pois esse movimento pode aumentar a crise de ansiedade ao invés de aliviá-la.

Perceba as coisas ao seu redor

Outra técnica eficaz na hora de uma crise de ansiedade é perceber as coisas que estão ao seu redor. Para facilitar, conte de 4 a 1:

  • toque 4 coisas que estão ao seu redor, falando em voz alta o nome delas;
  • fale 3 coisas que você está ouvindo, concentre-se nelas;
  • cite 2 cheiros que está sentindo;
  • e, por último, comente 1 coisa que você consegue sentir o gosto.

Esse processo pode demorar o tempo que for necessário e pode ser repetido quantas vezes precisar. Se houver alguém de confiança para passar por esse processo com você, será mais fácil.

Converse com alguém de confiança

Em um primeiro momento, a distração pode ser uma forma de acalmar a mente. Por isso, converse com alguém de confiança, explique o que está acontecendo e diga que precisa se distrair um pouco. No entanto, você precisa revisitar as causas da crise de ansiedade posteriormente e trabalhá-las, para saber lidar com ela se houver uma próxima vez.

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *