Dieta

Confira algumas dicas para diminuir o consumo de açúcar em sua rotina

Ele está no cafezinho da manhã, no leite com achocolatado, nos refrigerantes, nos sucos e nos doces consumidos fora de casa. O açúcar é um ingrediente indispensável e presente todos os dias na alimentação do brasileiro.

Apesar do açúcar intensificar o sabor das bebidas e dos doces, consumi-lo excessivamente levanta uma série de riscos para a saúde, afinal, existem 26 doenças associadas ao consumo inadequado do ingrediente. Um dos exemplos mais comuns é a diabetes e a hipertensão, duas condições silenciosas que põem sob risco contínuo a saúde dos acometidos.

Assim, é indispensável diminuir o consumo de açúcar para se manter longe de todas essas doenças e ter uma melhor qualidade de vida. Para isso, é preciso mudar alguns hábitos, assim como o comportamento durante as idas ao supermercado e nas refeições fora de casa.

Confira algumas dicas para diminuir o consumo de açúcar em sua rotina.  

1. Reduza a oferta desse ingrediente dentro de casa

Para ingerir açúcar, você precisa dele dentro de casa, não é mesmo? É claro que se trata de um ingrediente indispensável no preparo de uma infinidade de receitas, mas, ainda assim, o ideal é reduzir a oferta desse produto. 

Quando nos referimos à redução da oferta, estamos apontando os alimentos prontos que são fabricados com uma quantidade enorme de açúcar, como biscoitos, bombons, sorvetes, refrigerantes, sucos de caixinha e algumas bebidas lácteas, por exemplo.

Portanto, o primeiro passo na redução do consumo de açúcar é evitar que alimentos prontos extremamente açucarados parem dentro de sua dispensa.

Nas próximas dicas, você confere alguns outros alimentos específicos que devem ser removidos de sua lista de compras do mês.

2. Não compre alimentos processados

Alimentos processados e ultraprocessados são pobres em nutrientes e ricos em açúcar, calorias, gorduras, sal, agentes de sabor e aditivos químicos para prolongar o prazo de validade.

Em suma, eles contêm um mix que é como um veneno para nosso organismo quando consumidos excessivamente. Para saber se são processados ou ultraprocessados, basta ler a lista de ingredientes. Se tiver mais de cinco produtos listados, já sabe: deixe de fora da sua compra no supermercado!  

3. Evite bebidas açucaradas

Refrigerantes, sucos, achocolatados prontos e outras bebidas açucaradas industrializadas possuem uma quantidade enorme de açúcar.

Por isso, outra dica para reduzir o consumo é fazer seus próprios sucos e bebidas sem açúcar. Se você não conseguir acostumar o paladar, uma boa saída é utilizar demerara ou mascavo no lugar do refinado.

4. Aumente a quantidade de frutas que você come todos os dias

Apesar de conter açúcar, as frutas são totalmente saudáveis, ricas em vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. O resultado de um cotidiano cheio de frutas são dias cheios de energia e bem-estar.

Então, se bater aquela vontade de comer um docinho, coma uma fruta! Uma boa ideia para desenvolver esse hábito é manter um estoque bem diverso, com pequenas quantidades de cada fruta. 

5. Diminua o consumo aos poucos

Para encerrar, devemos destacar que a diminuição do consumo de açúcar é um processo gradativo, afinal, trata-se de uma substância extremamente viciante. Se você cortar o açúcar totalmente de um dia para o outro, provavelmente irá desistir e, pouco tempo depois, estará ingerindo grandes quantidades novamente.

Vá de leve, comece reduzindo os industrializados, experimente os sabores sem açúcar gradualmente, aumente a quantidade de frutas, diminua a quantidade em suas receitas, substitua o refinado. 

É um processo de reeducação alimentar que requer tempo, força de vontade e muita disciplina. Mudando sua rotina aos poucos, você consegue implementar todas as alterações e conhecerá novas alternativas para adoçar suas receitas ou saciar sua vontade de doce.

Pronto! Com essas 5 dicas você conseguirá diminuir o consumo de açúcar em sua rotina e sentirá toda a diferença de ter uma vida com mais bem-estar, muita saúde e cheia de disposição. 

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *