A primavera chegou e é hora de dizer adeus aos ensopados, ao chili e ao fogão lento, e olá aos pratos mais leves com a fartura da nova estação. A melhor notícia sobre todos esses vegetais é que eles contêm uma grande variedade de vitaminas, minerais, fitoquímicos e antioxidantes, que podem ajudar a diminuir a inflamação, reduzir a pressão arterial e diminuir o colesterol ruim. Carregar suas refeições com esses alimentos também pode diminuir o risco de doenças cardíacas, derrame, câncer e diabetes, e você pode até perder alguns quilos.
Uma viagem pelo mercado do fazendeiro local é uma ótima maneira de se familiarizar com os produtos que estão enchendo as lixeiras. Alguns vegetais, como rampas e samambaias, estarão aqui apenas por um curto período de tempo, então pegue-os antes que acabem. Se você não tem certeza do que é algo, pergunte aos fazendeiros que os cultivam, eles adoram compartilhar informações sobre os alimentos que cultivam e provavelmente oferecerão uma amostra junto com dicas sobre a melhor maneira de cozinhá-los. E prepare-se para encontrar muitas verduras, o que significa que é a estação das saladas, sopas frias e smoothies.
Aqui estão cinco vegetais de primavera que são fáceis de encontrar e podem ser usados de várias maneiras em receitas.
ESPARGOS
Você pode estar mais familiarizado com a variedade verde, mas sabia que os aspargos também vêm em branco e roxo? O consumo regular desses talos cheios de nutrientes pode melhorar a saúde do coração (graças ao folato). Obviamente, a reclamação mais comum dos amantes de aspargos é que ele causa um cheiro estranho na urina, devido ao ácido asparagúsico, um composto contendo enxofre que resulta naquele odor revelador. Mas não deixe que isso o impeça de desfrutar dessas belezas. Cubra-os com um pouco de azeite de oliva extra virgem, sal rosa do Himalaia e pimenta-limão recém-moída e asse-os até que fiquem um pouco dourados no fundo. Cubra com queijo parmesão ralado na hora ou glacê balsâmico e você terá um prato que não vai querer parar de comer. Os aspargos também podem ser cozidos no vapor, fritos ou grelhados.
ALCACHOFRAS
Se você os ama pelas folhas ou pelo coração, essas belezas ricas em prebióticos irão nutrir os probióticos em seu sistema digestivo e ajudar a reduzir a inflamação em seu corpo. Estudos de extrato de folha de alcachofra mostram que ele induz a apoptose de células cancerígenas (morte celular) e reduz a proliferação celular em alguns tipos de câncer, o que pode ser usado para prevenção ou tratamento do câncer. Os fitoquímicos cinarina e silimarina ajudam a melhorar o tecido hepático e são frequentemente recomendados para pessoas com doença hepática. Os compostos das alcachofras também fazem deste vegetal um diurético natural e um auxílio digestivo. As alcachofras ficam melhores quando cozidas no vapor ou refogadas e são ótimas em sopas como esta deliciosa Sopa de Legumes da Primavera .
AGRIÃO
Este vegetal de folhas verdes silvestres e apimentado é frequentemente encontrado em saladas e sopas frias. Um membro da família dos vegetais crucíferos (como brócolis, couve-de-bruxelas e couve-flor), o agrião é rico em antioxidantes que estimulam o sistema imunológico, vitaminas C e A, e clorofila rica em enzimas digestivas. Ele também contém antibióticos naturais que combatem a candida e outras bactérias ruins no cólon. Construa ossos e dentes saudáveis, bem como melhore a função cardíaca com o cálcio e a vitamina K encontrados no agrião.
RABANETE
Conhecidos por seu rápido crescimento e mordida apimentada, os rabanetes são frequentemente encontrados em saladas ou em fatias finas e colocados em camadas em sanduíches. Uma das nossas formas favoritas de preparar este vegetal crucífero é assá -lo junto com as pontas verdes. Rico em fibras, potássio e isotiocianatos, a incorporação de rabanetes em sua dieta pode ajudar a diminuir o risco de câncer e doenças cardíacas, melhorar a digestão, diminuir a pressão arterial e ajudar na desintoxicação. Você pode estar mais familiarizado com o rabanete vermelho, mas experimente o bastão de doces (listrado) e os rabanetes de melancia para uma variedade de cores e sabores.
BATIMENTOS DE ERVILHA
Os brotos de ervilha são as folhas jovens da planta da ervilha – são colhidas como microgreens e têm gosto de ervilhas. Podem ser utilizadas em saladas, em sanduíches ou refogadas com outros vegetais. Os brotos de ervilha são ricos em folato, o que é importante para a saúde do coração e para as mulheres que estão tentando engravidar, pois o folato é vital para prevenir defeitos do tubo neural que podem ocorrer nas primeiras semanas de gravidez. Além disso, os brotos de ervilha são uma excelente fonte de antioxidantes (vitaminas A, C e carotenóides), que podem reduzir o risco de câncer.